Publicidade

Tesouro direto: Saiba tudo sobre o investimento

O tesouro direto é um importante programa de investimento para pessoas físicas. Veja agora mesmo tudo sobre como investir no Tesouro Direto.


Investir Tesouro direto
Publicidade

O investimento em tesouro direto é muito conhecido no mercado financeiro. Mas, muitas pessoas iniciante no mundo de investimentos tem grandes dúvidas sobre como investir em tesouro direto. Pensando nisso, o Portal economizando vem trazer este assunto para você aumentar seus rendimentos financeiro.

Inicialmente,  é  preciso apresentar o que é  tesouro direto. Os benefícios que o mesmo oferece. Além disso, como investir no tesouro direto. Para finalizar, a sua importância para a econômica.

O que é Tesou direto?

O tesouro direto é  a oferta de títulos públicos. Ou seja, é  um programa Nacional,  para realizar a venda de títulos públicos federais, para investidores físicos. Tudo ocorre totalmente online. Ainda, programa teve seu lançamento  no ano de 2002.

Publicidade

O principal objetivo da criação do tesouro direto, foi para a democratização  do acesso de pessoas físicas nos investimentos de títulos públicos federais. Oferecendo títulos de apenas R$ 30,00 para facilitar o acesso de todos no mercado financeiro.

Ainda, o mesmo oferece muitas possibilidades e uma variedade de investimentos. É  considerado o tipo de investimento  mais seguro no país. Tudo ocorre totalmente digital, sem a necessidade de mobilidade para ir até um banco. Além disso, acessível  a todos, em que com pouco dinheiro você tem acesso ao investimento.

Os benefícios de investir no tesouro direto  

A modalidade de investimento oferece muitas vantagens. Principalmente,  quando o assunto é  variedade. Podendo ser prefixado e os retornos são ligados a variação da taxa Selic. Mas o que é  taxa Selic? É  uma taxa que mostra o índice de financiamentos e empréstimos. Sendo assim, se refere a taxa de linhas de crédito.

Publicidade

Ademais, quando a mesma se encontra elevada, Significa que os créditos, ficaram mais caro. O que significa que as instituições aumentaram os juros de empréstimos e financiamentos.

Em relação  ao tesouro direto,  além dos fatores mencionado possui prazos de vencimentos variados. Desse modo, com a alta variedade de investimentos, é  possível encontrar um que se encaixe ao seu perfil. 

Como investir no tesouro direto?

Primeiro,  é  necessário que a pessoa possua CPF e  uma conta em alguma instituição financeira. Para iniciar, basta  fazer um simulação  dos investimentos disponíveis.  Dessa forma, este processo tem a finalidade de encontrar um que se encaixe ao seu perfil.

Publicidade

Em segundo, o investidor precisa fazer um cadastro em um banco ou corretora. Mas, atenção os mesmo devem oferecer a modalidade de investimento, caso contrário não será possível. Basta colocar o dinheiro na conta que foi aberta no banco habilitado ao investimento. Prontinho, só  começar  a investir. 

Importância na economia

O tesouro direto tem a finalidade de facilitar o acesso de pessoas físicas para realizar investimentos em títulos publico federais. Desse modo, está totalmente ligado a economia do país. Ainda, tesouro direto tem muita ligação com a taxa Selic. Sendo assim, se a taxa Selic estiver em alta significa que as linhas de crédito estão com um juros alto.

Sendo assim, dificulta o acesso de empresas e pessoas nas linhas de crédito. Algumas empresas não conseguem continuar com seus negócios. O que resulta em empresas fechando suas portas. Sendo assim, com o alto número de empresas fechando, menor número de pessoas trabalhando.

Publicidade

Com o  alto número de desempregados, menor o consumo, resultando na baixa no PIB, o principal termômetro  da economia. O que significa que a economia do país se encontra ruim.

Sendo assim, o tesouro direto tem uma real importância na economia do país. Oferece muitas possibilidades de investimentos e alguma pode caber ao seu perfil, vale a pena conferir todas as possibilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade