Publicidade

Taxa Selic aumenta e o juros bancário também

Os juros bancários aumentaram no mês de abril, no mesmo momento que houve o processo elevação da taxa Selic, pelo Bacen.


Taxa Selic
Publicidade

O índice de concessão de créditos, aumentaram em meio a pandemia. No mês de abril, também houve um alto número de concessão de crédito, afirma informações prestadas pelo Banco Central. Ainda, no mesmo período a taxa Selic teve aumento, algo realizado pelo Banco Central, para conter o processo de inflação. Como consequência, também houve um aumento de taxa de juros por parte das instituições.

Além disso, o Banco Central afirma que o número total de crédito ofertado nos bancos, subiu cerca de 0,5% no mês de abril, em comparação ao mês de marços. E a taxa média de inadimplência teve um pequeno aumento em relação ao mês anterior. O processo de inadimplência em pessoas físicas ficou estável, já em empresas subiu. 

A taxa Selic influenciou 

Toda a alta de concessão de créditos, foi resultado de novas linhas e modalidades oferecidas pelas instituições. Com a finalidade de dar suporte a empresários e pequenos empreendedores em meio a pandemia.  

Publicidade

Para o ano de 2021, o BC estima um crescimento de 8% no crédito bancário. No ano de 2020, teve um crescimento de 15,5% por conta das novas linhas de crédito oferecidas, como comentado anteriormente. 

Sendo assim, quando o assunto é a taxa de juros, nas operações financeiras de pessoas físicas, teve o valor de 40,9% em março, para 41% ao ano no mês de abril. Em relação as empresas, a taxa de juros bancários, passou de 13,9% para 14,7%.

No cheque especial, a taxa foi bem maior, para pessoas físicas, teve um aumento passando de 122,3%, para 124,5%. Nesta modalidade, o Banco central, teve como abordagem um teto, para os juros. 

Publicidade

Como afeta a economia? 

Com a alta na taxa Selic, tem um aumento no valor dos juros cobrado pelas instituições. O que dificulta pequenos empreendedores a tomarem estas linhas de crédito, segundo teoria. Mas, por outro lado. A Selic foi ajustada pelo BC para o controle da inflação.

Sendo assim, está totalmente ligado a economia. Ainda, os dados mostram que mesmo com uma alta na taxa média básica, houve muitas pessoas físicas e empresas pegando empréstimos e linhas de crédito em instituições bancárias. Provavelmente, por conta da pandemia e o grande problema que de modo geral a economia vem passando.

Conclusão 

Toda a população se torna afetada por tais fatores e alta de juros. Mas, devemos ter em mente que tudo que os órgãos governamentais vêm fazendo é para de certa forma minimizar o impacto da pandemia na economia brasileira. Que ainda não foi recuperada. E ainda, pode demorar algum tempo para se tornar uma economia estável, em relação a outros países. 

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade