PORTAL ECONOMIZANDO

Revelado 5 dicas para economizar em 2021. Saiba mais!

Portal Economizando vai revelar 5 dicas importantes de como economizar dinheiro em 2021, fazendo com o que o orçamento familiar fique no azul

Publicidade

Organizar, analisar, economizar e poupar. Essas são as palavras-chaves para começar a guardar dinheiro em 2021. O ano inicia com uma série de dúvidas sobre o futuro da economia brasileira, com elevadas taxas de desemprego e inflação em alta, mas especialistas apontam que, mesmo em um cenário desfavorável, é possível economizar.

Para te ajudar nisso, o Portal Economizando vai revelar 5 dicas importantes de como economizar dinheiro em 2021, fazendo com o que o orçamento familiar fique no azul, usando esse dinheiro para uma emergência ou algum benefício da família.

Tenha otganização

A primeira etapa para economizar é se organizar financeiramente, indica Raul. Esse passo pode ser realizado com ajuda de aplicativos ou planilhas digitais, e até com auxílio de um caderno. Nessa fase, é necessário mapear os gastos.

Publicidade

Analise os gastos

Depois de organizar as finanças, é momento de analisar os gastos e distinguir quais são os custos essenciais e os supérfluos. As despesas que podem ser substituídas por opções mais baratas. Um exemplo é a compra de material escolar no início do ano letivo. Em vez de adquirir livros novos, os pais podem comprar obras usadas, aconselha o especialista.

Poupe dinheiro

Após seguir esses dois passos, é hora de estabelecer uma porcentagem de quanto será poupado no fim do mês. O ideal é que o indivíduo guarde pelo menos de 15% a 20% da renda líquida, mas afirma que esse investimento inicial pode ser menor.

Investir em algo que gere renda

Essa poupança também pode se tornar um investimento, aponta Raul Santos. Segundo ele, o mercado financeiro está mais democrático e acessível, sendo possível começar a investir a partir de R$300.

Publicidade

Essa busca por informações pode começar até mesmo pela plataforma do próprio banco do usuário. Já para quem não possui familiaridade com o mercado financeiro. Para isso, busque ajuda do próprio gerente bancário ou de um amigo, familiar ou conhecido que tenha conhecimento em economia, como alguém que trabalhe no setor financeiro de uma empresa, por exemplo.

Dívidas jamais

Um dos empecilhos que pode dificultar alguém na hora de economizar são as dívidas. Para as pessoas que se encontram nessa situação, o especialista aponta a substituição das dívidas como solução. Um exemplo é realizar a portabilidade de um débito para outra instituição financeira com juros mais baixos. Outra opção é a negociação.

O indivíduo pode tentar negociar a dívida com a instituição na tentativa de garantir um abatimento dos juros e até descontos. Além dessas possibilidades, ainda é possível contratar empréstimos pessoais para quitar a dívida integral e, assim, ter a possibilidade de negociar descontos e abatimentos.

Publicidade
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Publicidade