Publicidade

Renegociar Uma Dívida É Mais Fácil Do Que Parece



Publicidade

Está com problemas no seu orçamento e gostaria de renegociar uma dívida? Neste artigo, falaremos sobre o que você deve fazer nessa situação. Quem já se endividou, sabe como isso traz dor de cabeça, e que não há nada melhor do que estar tranquilo em relação às finanças.

Uma dívida não traz problemas apenas para a vida financeira, mas também para a pessoa e profissional: uma grande dívida pode custar um emprego e até mesmo o seu relacionamento! Por causa disso, muita gente acaba perdendo o foco e faz tudo aquilo que não deveria: pede outro cartão de crédito para quitar a primeira dívida, entra no cheque especial, pede um empréstimo.

Enfim, na tentativa de renegociar uma dívida, acabam criando um problema ainda maior. O nosso objetivo com esse artigo é mostrar para você que existem alternativas mais inteligentes para que você possa resolver esse problema sem criar outro ainda maior.

Publicidade

As primeiras coisas que você deve fazer são: 

  • NÃO ENTRE EM DESESPERO: se você criou uma dívida e não consegue sair dela, tenha calma antes de qualquer outra coisa. Não tome nenhuma atitude impensada, porque você vai conseguir sair dessa. É só uma questão de tempo; 
  • NÃO FAÇA INVESTIMENTOS: durante esse período de dívida, você não deve investir o dinheiro por uma razão simples: os juros das dívidas são maiores do que aqueles que você recebe com os seus investimentos. E no final das contas, você vai ficar sem nenhum dinheiro; 
  • CONTROLE SEUS GASTOS: por mais que isso pareça óbvio, me refiro a gastos com empréstimos para pagar sua dívida. Em hipótese alguma você deve fazer isso, porque a única coisa que vai conseguir é aumentar ainda mais a sua dívida. 

Então, por onde começar para renegociar uma dívida? 

Renegociar Uma Dívida Não É Complicado Como Parece 

Renegociar Uma Dívida

Antes de renegociar uma dívida, você precisa saber onde está devendo e quanto está devendo. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é se organizar. Comece a anotar em uma planilha ou em um aplicativo de celular de finanças todas as suas dívidas, quanto você deve para cada credor e quais são as taxas de juros de cada um.

Publicidade

E então, com base nisso, você deve priorizar aquelas dívidas com as maiores taxas de juros. Sempre! Assim como você não quer mais ter dívidas, o credor também quer receber. Por isso, para tudo há uma forma de negociar. E aqui vai a cereja do bolo.

Se você contraiu uma dívida alta e que não pode pagar – considerando, claro, que você não tenha agido de má fé em nenhum momento – pode contar com a justiça para dar uma ajudinha. Se você se enquadra na categoria de pessoas superendividadas – aquelas que contraem uma dívida que não conseguem pagar – poderá ser ajudado pelo Procon da sua cidade.

O Que É Esse Programa? 

Renegociar Uma Dívida

O Programa Para Superendividados, criado pelo Procon, é um programa nacional que busca ajudar aquelas pessoas que criaram dívidas enormes e que não conseguem mais pagar. Geralmente, elas são as dívidas de cartões de crédito e cheque especial.

Publicidade

Através desse programa, o Procon oferece cursos gratuitos e até mesmo palestras para quem quer se informar mais sobre como controlar as finanças de forma mais eficiente. Além disso, o próprio Procon ajuda o endividado intermediando uma negociação com a instituição para a qual ele está devendo.

No entanto, esse programa não ajudará você se a sua dívida for de qualquer uma das categorias abaixo: 

  • Dívidas fiscais; 
  • Alimentícias; 
  • Crédito habitacional. 

Atualmente, os estados que oferecem esse programa são o Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná. Esse programa específico do Procon só atende nesses estados por enquanto.

Publicidade

Se você não reside em nenhum deles, busque se informar para saber se existem programas parecidos perto de onde você mora. Ainda assim, se a sua dívida for muito grande, pode valer a pena viajar até o estado mais próximo para recorrer à ajuda do Procon.

Lembre-se apenas de verificar antes com a unidade em questão se é possível ser atendido em um estado residindo em outro! No nosso próximo artigo, falaremos como você pode usar o seu tempo livre para ganhar uma renda extra e aumentar a sua renda mensal usando apenas um computador e o seu tempo livre!

Gostou das dicas de hoje sobre como renegociar uma dívida? Então, deixe o seu comentário abaixo, e aproveite para contar se você já se colocou em uma enrascada dessa e o que fez para conseguir sair dela! 

Publicidade
Publicidade