Publicidade

Preço da carne sobe em dezembro e chega na casa dos 17,7%



Preço da carne sobe em dezembro e chega na casa dos 17,7%
Publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (20) que o preço da carne subiu no mês de dezembro chegando na casa dos 17,7%. Segundo matéria publicada no G1 nesta manhã, esse foi a maior alta do produto desde 2018, mostrando que o brasileiro vai ter que se virar no final do ano para conseguir consumir carne do Natal ou Ano Novo.

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a inflação do país registrou em 1,05% em dezembro, uma alta de 0,14% em relação ao mês de novembro deste ano. Em dezembro de 2018, o Brasil registrava uma deflação de 0,16%, e algumas mudanças econômicas e a chegada do novo governo tiveram impacto nesses novos registros.

No acumulado do ano, o valor da carne ficou em 25,69% mais cara do que em 2018, e a tendência é que esses altas preços continuem até a virada do ano, enquanto a safra não entrar.

Publicidade

Bebidas e alimentos também tiveram alta em dezembro

Preço da carne sobe em dezembro e chega na casa dos 17,7%
Preço da carne sobe em dezembro e chega na casa dos 17,7% – Foto: Pixabay

Ainda na pesquisa, apenas produtos usados na residência tiveram uma deflação no mês de novembro, registrando -0,84%. Já os setores de alimentação e bebidas se manteve em alta, na casa dos 2,59%, e isso tem a ver com a procura desses produtos nas festas de Natal e Ano Novo, impulsionando a compra, fazendo com que o mercado reaja para preços mais altos.

Assim, os consumidores brasileiros começaram a optar por outros tipos de alimentos mais baratos na ceia de Natal, como o frango ou carne de porco, deixando de lado os assados de carne bovina.

Publicidade