20 de Dezembro de 2019, atualizado ás 14:12

Prazo para pagamento da 2° parcela do 13° salário ao trabalhador termina hoje (20)



Por: | Finanças

Compartilhar:
         

Nesta sexta-feira (20) termina o prazo que as empresas tem para pagamento da 2° parcela do 13° salário.

Segundo o site G1, os trabalhadores receberam a 1° parcela no dia 29 de novembro, e agora chegou a hora de receber o restante do valor.

Na segunda parte do pagamento do 13° salário o valor é menor do que o primeiro benefício, que é dividido em duas vezes para facilitar o orçamento das empresas.

Esse valor da 2° parcela do 13° salário vem descontada com o valor do Imposto de Renda e INSS.

No caso do FGTS, quem paga os tributos é a própria empresa, ficando o trabalhar isento desta cobrança.

Conheça mais sobre o 13° salário

Prazo para pagamento da 2° parcela do 13° salário ao trabalhador termina hoje (20) – Foto: Pixabay

O valor do 13º salário tem como base o salário de dezembro, exceto para os trabalhadores que recebem um salário variável, ou seja, com comissões ou porcentagens.

Assim, quem recebe desta forma vai garantir o 13º com uma média anual dos valores recebidos.

Se a empresa não respeitar as datas limites para pagamento da 1° e 2° parcela do 13° salário, poderá será autuado pelo Ministério do Trabalho, caso ocorra uma fiscalização.

Caso seja autuado, a empresa pagará uma multa de R$ 170,25 em relação aos atraso para cada empregado que não recebeu o 13° salário em dia.

Caso o trabalhador não recebe o benefícios, poderá procurar as Superintendências do Trabalho ou as Gerências do Trabalho da cidade onde está empregado e fazer uma reclamação.

Além disso, caso ache mais fácil, é possível obter orientação no sindicato de cada categoria, que vai intermediar o recebimento do 13° salário que o trabalhador tem direito.

13° salário vai ajudar a economia brasileira

Com a 2° parcela do 13° salário chegando no bolso dos brasileiros a economia vai ser impulsionada neste final de ano, ajudando no comércio.

Segundo o Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, cerca de 214,6 bilhões serão aplicados na economia com o 13° que é liberado até hoje.

Hoje no Brasil cerca de 81 milhões de brasileiros tem acesso ao benefícios do 13° salário, sendo que 61% estão empregados com carteira assinada e 37% para aposentados e pensionistas que vão receber o valor pelo INSS.




Raquel Luciano

  

0 Comentários