PORTAL ECONOMIZANDO

Pix Saque e Pix Troco: Novas modalidades de Pix

O Bacen abre consulta pública para novas modalidades do Pix, Pix Saque e Pix Troco, a consulta ficará aberta até 9 de Junho.

Publicidade

Nesta segunda-feira, o Banco Central abre consulta pública para novas modalidades do Pix Saque e Pix Troco, em que o Banco Central sugere 4 saques gratuitos em cada mês e um limite de R$ 500,00 por dia.  Tais modalidade prometem mais capilaridade aos serviços de saque.

O que é Pix? 

O Pix é um meio de pagamento criado pelo Banco Central, uma operação que entrou recentemente no mercado. Mas, que facilitou completamente a forma de pagamentos e trouxe uma maior facilidade para as empresas administrarem seu capital de giro. Sendo assim, é uma opção, que atua ao lado do TED, DOC, operações utilizadas para fazer transferências, para enviar e receber pagamentos. 

É um serviço que fica disponível 24 horas por dia, todos os dias, transações feitas em um curto tempo, apenas 10 segundos e totalmente gratuito. Se tiver curiosidade ou interesse de como utilizar o Pix basta acessar o Portal Economizando

Publicidade

Consulta Pública: Pix Saque e Pix Troco para o próximo semestre.

Duas novas modalidade do Pix, nesta Segunda- feira. O Pix saque, será uma transação com exclusividade para saque e o Pix troco, em que associa a prestação de serviços ou compra.  A modalidade Saque será para os usuários de instituições financeiras, pois terão os recursos para sacar o dinheiro em espécie. 

O Bacen propõe que seja liberado quatro operações gratuitas por mês, para o processo de Pix saque e Pix troco a partir da quinta as instituições atuantes no mercado poderão cobrar uma tarifa pelos serviços. Sendo assim, as instituições financeiras, não poderão cobrar diretamente uma taxa aos usuários. Ainda, será definido um limite de valor máximo que os usuários poderão sacar por dia, a princípio será liberado R$ 500.

Será um dos pontos que entrará em discussão na Consulta Pública, que começou hoje. Todas estas novas informações poderão entrar em vigor no próximo semestre.  Além disso, é importante ressaltar que todas as regras estão em aberto para uma participação da sociedade, na consulta pública, que está sendo realizada pelo BC. Segundo o Banco Central, a consulta estará disponível até o dia 9 de junho no site do BC. 

Publicidade

Como será o Pix Saque e Pix Troco?

De acordo com o noticiário informa que o processo das duas novas modalidades do meio de pagamento irá acontecer como o Pix. A única diferença das novas modalidades é que ao invés do usuário dos serviços receber um produto ou uma prestação de serviço, irá receber o valor estipulado em espécie. Instituições e empresas especializadas no serviço de saques poderão fazer o processo de recebimento do mesmo.

Conclusão 

Segundo o Banco Central, as novas modalidades dão mais utilidade aos usuários. Desse modo, aumentando a capacidade dos serviços de saque e aumentando assim a competição no setor.  Ainda, o Presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirma que a intenção é aumentar o processo para a reutilização do dinheiro no varejo.

O que também beneficia as pequenas cidades, locais em que há uma menor competência bancária e de caixas eletrônicos 24 horas. Dessa forma, o processo de Pix saque já havia sido prometida pelo Presidente do BC, para entrar em vigor até o final de 2021.

Publicidade

Todo o processo da inovação já estava em discussão no Banco Central. O processo de consulta pública ajudará o Banco central a personalizar e tomar as melhores medidas para atender as necessidades da sociedade. É algo de suma importância para o processo de aperfeiçoamento das duas novas modalidades, que entrou em aberto nesta manhã de segunda-feira. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Publicidade