Publicidade

Impulso Para Gastar Dinheiro? Você Precisa Se Controlar!



Publicidade

Na hora de controlar seus gastos, você cria planilhas, anota tudo o que foi gasto durante o mês e se orgulha do que já foi poupado. Você sente impulso para gastar dinheiro? Mas aí, de repente, aparece uma pedra no meio do caminho. Você não consegue resistir à tentação de comprar algo que não era tão necessário assim.

Fique tranquilo (a). Comprar por impulso não é um problema exclusivo seu. Na verdade, quase todo mundo faz isso. Poucas são as pessoas que conseguem estabelecer um controle mais rígido com as compras.   

Por isso, hoje eu trouxe algumas dicas interessantes de como você pode controlar melhor seus gastos mais impulsivos. Quer saber mais sobre o impulso para gastar dinheiro e como controlar? Acompanhe abaixo!

Publicidade

Evite o Cartão De Crédito Para Controlar O Impulso Para Gastar Dinheiro

O cartão de crédito dá uma falsa sensação de que temos um dinheiro, quando, na verdade, não temos. Por isso, antes de sair de casa, saia somente com um dinheiro que você sabe que pode gastar. Muitas vezes nos sentimos tentados a comprar no crédito porque dá para “dar um jeitinho” no mês que vem.

Não faça isso! Se você continuar alimentando hábitos como esses, nunca vai conseguir poupar dinheiro e mudar seu pensamento. Se você for sair de casa para comprar uma camiseta, saia com o dinheiro somente para a camiseta. Desse modo, se você sair com o cartão, pode acabar voltando com mais peças.

O mesmo na hora de ir ao supermercado. Faça sempre uma lista de compras com tudo que realmente é necessário. Se você sair com mais dinheiro, ou com o cartão de crédito, invariavelmente voltará com mais compras do que deveria. 

Publicidade

É claro que às vezes você precisará sair com um dinheiro reserva no caso de surgir alguma urgência. Mas compre apenas o que for realmente necessário. Pese antes na balança o quanto isso poderá afetar nas suas finanças, e se não há outra forma de conseguir o que quer. 

Não Compre Na Hora. Espere Mais! 

Impulso Para Gastar Dinheiro

Se você conseguir identificar, nem que por um minuto, que a compra que você está prestes a fazer é por impulso, segure a vontade mais um pouco! Você não precisa de verdade dessa compra. Portanto, não tem problema esperar mais um tempinho até que você possa se certificar de que a compra é realmente necessária.

Espere algumas horas, ou dias. Se necessário, dê um mês ou mais. Se ao final desse tempo você fizer uma análise mais fria e perceber que aquela compra essa necessária, aí você poderá gastar sem peso na consciência. 

Publicidade

Além disso, esse tempo que você tirar para fazer uma análise melhor pode ser importante para você perceber que aquilo não era tão interessante quanto você achava, não é? É importante também que nessas horas você faça análises sobre você mesmo (a). Que tipo de produto você se sente mais tentado (a) a comprar? Roupas? Alimentos? Sapatos? Eletrônicos?

Quando você descobrir isso, ficará mais fácil saber onde economizar, e talvez até mesmo quais lugares você deve evitar de ir por um tempo, se não estiver conseguindo controlar seus gastos. 

Tem Como Ser Mais Barato Ou De Graça? 

Impulso Para Gastar Dinheiro

Antes de comprar um produto ou serviço, verifique se não há a possibilidade de pagar mais barato. Ou, quem sabe, de conseguir de graça! Por exemplo: se você quer muito fazer algum curso de idioma ou instrumento, já pensou em procurar em algum centro cultural em sua cidade? Geralmente, eles oferecem muitos cursos gratuitos!

Publicidade

Ou, quem sabe, na internet, já que os preços podem ser bem menores! Precisa de algum medicamento que custe mais caro? Já pensou em conseguir através das farmácias do SUS? Ou então precisa ir até algum lugar mais distante? Por que você não pega um ônibus ao invés de gastar gasolina ou com um táxi?

O que eu quero dizer é que independente do que você vá fazer, é importante sempre analisar alternativas que possam custar menos para o seu bolso, ou até por vezes não custar nada. Se você tem uma meta, cumpra-a independente dos obstáculos que surgirem no seu caminho. O seu objetivo deve ser o seu maior foco no momento!

E então? O que você achou sobre essas dicas para controlar o impulso na hora de comprar algo que não é tão necessário? Gostou delas? Então, deixe o seu comentário abaixo! Aproveite para contar para nós se você conhece outra dica eficiente para controlar mais os gastos e evitar compras supérfluas! Não se esqueça também de deixar a sua curtida abaixo e de compartilhar essas informações em suas redes sociais!

Publicidade
Publicidade