Publicidade

Imposto de renda: Saiba tudo sobre o imposto



Imposto de Renda
Publicidade

Nesta segunda, abre a maior restituição que será  paga. Cerca de R$ 6 bilhões de reais. Mas, antes de comentar a notícia do ano sobre o Imposto de Renda. É importante saber o que é. Como e quando surgiu e sua importância para a economia. 

Segundo a Receita Federal, cerca de 3,4 milhões de contribuintes irão devolver dinheiro ao governo. Mas afinal, porque está sendo o ano com o maior número de contribuintes pegando o Imposto? 

Tudo pode ser explicando pelo alto número de auxílios emergenciais disponibilizados a população de forma indevida. Ou seja, pessoas que teoricamente pelas regras do governo não poderiam utilizar o dinheiro disponibilizado em momento de pandemia, terão que devolver no Imposto de Renda. 

Publicidade

Então a restituição é  devolver um dinheiro que foi apenas emprestado. E usado de forma indevida por uma determinada parte da população.  O surgimento do Imposto de Renda, é algo um pouco antigo, quando pensamos na história do mundo em geral. Mas, no Brasil pode ser considerado algo recente. Pois, em lei começou a funcionar de forma concreta no ano de 1922.

O que é  imposto de Renda? 

O Imposto de Renda é um tributo pago por qualquer individuo que se encaixe na lei que o imposto exige. Cobrado anualmente. Surgiu perante a lei criada no ano de 1922, no Brasil. O imposto tem uma renda determinada em lei, sendo assim não é obrigatório para todas os cidadãos. Apenas para aqueles que ao longo do ano obtém uma renda maior ou igual ao valor mencionado como regra.

Para aquele que realizam investimentos é  necessário incluir seus ganhos no momento da declaração do imposto. O imposto tem a finalidade de fazer com que o governo acompanhe a evolução dos ganhos dos cidadãos  e seu patrimônio.  A pessoa física e ou jurídica  tem que declarar todos os seus ganhos e gastos que teve durante o ano. Geralmente as datas para a declaração abrem no início do ano.  

Publicidade

Para fazer a declaração do imposto de renda, mais conhecido como IR. Basta entrar no site da Receita Federal,  em que disponibiliza aos contribuintes. O mesmo precisa preencher todos os campos com os devidos dados. Mas atenção, antes é  necessário baixar um programa no site da Receita Federal. Com a finalidade de realizar a declaração.  

O que acontece com o dinheiro arrecadado pelo governo no IR? 

O imposto de renda arrecadado daqueles que ultrapassaram a renda estipulada. Mas o que o governo faz com o dinheiro arrecadado? Todo esse dinheiro, é  destinado à saúde,  educação  e programas como Bolsa Família.  

Ainda, uma parte da verba recolhida  destinada a segurança pública. Além disso, Cultura, esporte, infraestrutura e entre outros. Sendo assim, é importante que os cidadãos paguem seus  devidos impostos. Com a finalidade de desenvolver o país e melhorar a vida das pessoas. 

Publicidade

Conclusão  

Portanto, o Imposto de Renda tem causado uma grande preocupação na população brasileira.  Principalmente neste ano, em que muitas pessoas terão que devolver o dinheiro do auxilio emergencial.  

Desse modo, a maior parte da população  não gosta de pagar impostos ou muitas pessoas físicas e jurídicas preferem realizar evasão fiscal. Mas, toda a verba arrecadada é usada para o desenvolvimento do país, segundo a lei. Em relação a educação,  saúde e crescimento em infraestrutura do país.  

Quando ocorre evasão fiscal estas áreas ficam sem verbas e a população  sem apoio e dinheiro do governo para o desenvolvimento e crescimento do país. O que quem acaba perdendo são os cidadãos  de bem.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade