PORTAL ECONOMIZANDO

Empréstimo consignado: Saiba como funciona

O presidente do Brasil suspende as prestações de empréstimo consignado durante quatro meses, por conta da pandemia

Publicidade

A procura por empréstimo consignado tem aumentado muito nos últimos anos. Mas afinal o que é empréstimo consignado? A modalidade de empréstimo é um dinheiro que você pega emprestado do banco, assim como os outros, porém a forma de pagamento é diferente. Sendo assim, o valor que você pagará do empréstimo será descontado direto na sua folha de pagamento. 

Como surgiu o empréstimo consignado? 

O empréstimo consignado no Brasil, se tornou algo formal, colocado em lei em 2003, ideia realizada para estimular a economia do país no governo de Luiz Inácio Lula na Silva.  O que indica que quando acontece um empréstimo consignado, a um menor risco para quem cede o empréstimo. Com o tempo foi se tornando algo cada vez mais popularizado, e uma ótima oportunidade para as instituições que cedem a modalidade. 

Quem pode fazer o empréstimo consignado? 

Desse modo, é visto que quem pode ter acesso a tal modalidade é um grupo específico de pessoas. Podendo ser elas, servidores públicos, aposentados ou pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social.  Sendo assim, o ato de pegar a modalidade de empréstimo só cabe a este grupo de pessoas, se tornando restrita para uma grande parte da sociedade. 

Publicidade

Mas, atenção algumas modalidades de pensionistas não podem participar, principalmente quando falamos em benefícios que são pagos por meio de empresas, pensão alimentícia e entre outras. 

Como fazer o empréstimo consignado? 

Ainda, o empréstimo pode ser feito em qualquer instituição financeira. Mas é importante que para quem é pensionista e aposentado fazer o mesmo em uma instituição que tenha parceria com o INSS.  Ademais, é necessário ir até uma agência bancária, porém no momento de pandemia todos os atendimentos estão ocorrendo de forma digital. A instituição bancária lhe dará todas as informações importantes. 

Quais as vantagens? 

As taxas de juros do empréstimo não são tão altas quanto de um empréstimo comum, isso se dá pelo fato de que a instituição ter um menor risco de inadimplência. Sendo assim, é uma modalidade de crédito bem vantajosa quando falamos em questões de juros e organização. Pois, você não se perderá com os pagamentos das parcelas e não terá o problema de não ter o dinheiro para pagar a dívida depois. 

Publicidade

Além disso, é necessário informar que houve a suspensão das parcelas de empréstimos por quatro meses, uma ação colocada em vigor por conta da pandemia, mas o que isso quer dizer? Quem realizou algum empréstimo consignado e está pagando no momento, não será necessário pagar as parcelas por quatro meses, mas é necessário informar também que as parcelas que não serão cobradas agora terão que ser pagas no futuro. 

Tal ação foi importante, pois em momento de pandemia, pol muitas pessoas estão passando por necessidades financeiras. Muitos aposentados e pensionistas se tornaram a única renda da família, pois uma grande parte da população perdeu seus empregos. 

Conclusão 

Portanto, o empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo com alguns benefícios que muitos outros não tem. Desse modo, é visto principalmente com empréstimo consignado de aposentados, muitos golpes. É importante ter uma maior atenção a este fator.

Publicidade

Além disso, a modalidade foi um fator importante na história da economia do país. Se você faz parte do grupo e está precisando de um empréstimo e não sabe como? Então, escolha agora uma instituição financeira e faça seu empréstimo, para te ajudar em seu novo projeto ou emergência. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Publicidade