28 de Novembro de 2019, atualizado ás 08:11

Economizar Na Hora De Viajar| 3 Dicas Essenciais: Parte 3



Por: | Opinião

Compartilhar:
         

Continuando nossa série de artigos sobre como gastar pouco dinheiro para viajar, daremos mais 3 dicas incríveis hoje! 

E só para deixar você mais curioso: sabia que é possível viajar de avião de graça? Sabia também que dá para viajar de ônibus de graça pelo Brasil? 

E de quebra: sabia que é possível se hospedar de graça? 

Embora pareça bom demais para ser verdade, acredite: é mais fácil do que você imagina! 

Então, sem mais delongas, vamos começar com as 3 dicas de hoje! 

1- Gastar Pouco Dinheiro Para Viajar De Ônibus 

Você já imaginou algum dia que poderia viajar de graça de ônibus pelo país sem necessariamente ser estudante? 

Estamos falando do programa ID Jovem, lançado pelo governo federal cujo intuito é ajudar jovens de baixa renda a viajar de graça e ter acesso a eventos culturais pela metade do preço. 

A ideia do ID Jovem é garantir que jovens de 15 a 29 anos tenham desconto de 50% em cinemas, teatros, eventos culturais e shows, e que possam viajar pelo país pagando apenas a taxa de embarque dos ônibus. 

Além disso, os jovens também são beneficiados com isenção de taxas do ENEM e de vestibulares. 

Sobre as passagens de ônibus, é importante frisar que somente ônibus interestaduais entram no benefício. 

Se você quer gastar pouco dinheiro para viajar, precisará ir até o CRAS de seu município para obter o benefício. Os pré-requisitos são: 

  • Ter uma renda mensal familiar de até dois salários mínimos; 
  • Ter entre 15 e 29 anos; 
  • E estar inscrito no Cadastro Único. 

É muito fácil tirar o seu benefício! Para ter uma ideia, uma passagem de São Paulo até o Rio de Janeiro pode sair por menos de R$10 reais. Vale a pena correr atrás do seu , não acha? 

2- Viajar De Graça De Avião 

Você sabia que também é possível viajar de graça de avião pelo país? 

Não estamos falando de overbooking, mas sim de uma informação que muito pouca gente conhece: aviões da FAB. 

Sim! Todo brasileiro tem direito a viajar pelos aviões da FAB 100% de graça! 

Porém, saiba que só é possível conseguir uma vaga quando há chamadas de missões. Por isso, não basta chegar no local e esperar uma vaga para voar quando você quiser. 

Primeiro, você deve ir até o CAN – Correio Aéreo Nacional – mais próximo de você e informar o destino para onde você quer ir. 

O prazo máximo para que a pessoa seja chamada é de até 10 dias. Se os 10 dias correrem e você não for chamado, precisará renovar o seu pedido. 

Além disso, você precisa ficar muito atento às datas. Isso porque você pode ser avisado com apenas um dia de antecedência e precisa estar pronto para poder viajar. 

A lista de espera não é pequena, e por isso, não se frustre se não conseguir na primeira tentativa. 

Continue tentando, porque não existe um limite de viagens que alguém possa fazer. Você poderia viajar todos os dias de graça se houvesse disponibilidade! 

E no final das contas, vale a pena esperar. Já pensou economizar o dinheiro da passagem de avião? Alguns trechos dentro do Brasil chegam a custar facilmente mais de R$1500 reais! 

3- Se Hospedar De Graça 

Já demos a dica do AirBNB para quem quer se hospedar de forma mais barata, mas essa dica é ainda mais legal: é para todos aqueles que querem se hospedar totalmente de graça! 

Você já ouviu falar no programa Worldpackers? 

Conhecido mundialmente, funciona como uma troca: você se hospeda em um local em troca de serviço. 

É uma forma muito gratificante de gastar pouco dinheiro para viajar, já que você não gasta nada para dormir e ainda vive uma troca de experiência com pessoas do mundo todo de forma bem intensa. 

No site da Worldpackers, você pode buscar por pousadas em todos os lugares do mundo. Ao escolher a sua, você também terá acesso às condições necessárias para se hospedar sem custos. 

Algumas hospedagens cobram serviço de recepção, por exemplo. Outras pedem para que o hóspede trabalhe de 4 a 5 horas por dia no bar. Algumas pedem serviço de pintura. 

Enfim, há todo tipo de trabalho disponível. As horas semanais de trabalho também são indicadas, e geralmente são 20 a 24 horas por semana de trabalho. 

Em troca, você recebe hospedagem de graça, roupa lavada e refeições na faixa. Cada hospedagem tem as suas condições e benefícios, então, vale a pena pesquisar cada uma delas! 

Você gostou das nossas dicas de hoje sobre como gastar pouco dinheiro para viajar? 

Deixe o seu comentário abaixo caso tenha mais uma dica, e aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais! 




Bruno Costa

Muito Grato a Deus, Busca sempre mais conhecimento. Honestidade e Fidelidade são meus pontos fortes, Empresário e Fundador do site Portal Economizando. Contato: brunooficial10k@gmail.com

  

0 Comentários