Publicidade

Economizar Dinheiro De Forma Fácil: Parte 1 De 2



Publicidade

Você tem dificuldades para economizar dinheiro? Fica no vermelho todo final de mês e nunca tem dinheiro para poder fazer o que gosta? Hoje, preparamos a primeira parte de dois artigos sobre como economizar dinheiro de forma definitiva.

Você aprenderá através de dicas interessantes e funcionais como nunca mais ficar no vermelho no final do mês. Economizar dinheiro é uma tarefa chata. Eu nem diria difícil, mas é chata. A não ser que você seja rico e ganhe muito bem e o dinheiro não seja uma preocupação para você, é preciso criar muita disciplina.

Gastar mais dinheiro do que se ganha é mais normal do que você imagina. Para você ter uma ideia, mais de 110 milhões de pessoas no Brasil estão endividadas. Isso não porque elas ganham mal, mas porque não sabem controlar as próprias finanças.

Publicidade

E se você também está com o nome sujo na praça, não entre em desespero. Para tudo existe solução, principalmente para dívidas. Com uma boa dose de paciência e disciplina, você vai conseguir sair dessa. Portanto, na primeira parte deste artigo daremos as primeiras dicas para que você não fique mais contando moedas no final do mês para pagar as contas. Boa leitura!

1- Para Economizar Dinheiro, Você Pode Ter Uma Ajudinha De Aplicativos 

Economizar Dinheiro

Se você não conseguindo controlar as finanças sozinho, não custa nada pedir um pouco de ajuda. Na verdade, quem pode te ajudar nessas horas são os aplicativos financeiros para celular.

É uma ótima forma de colocar tudo na ponta do lápis e saber exatamente quanto dinheiro está entrando, quanto está saindo e para onde ele está indo. Se você contar apenas com a sua memória, esqueça. A desorganização vai destruir seu orçamento mensal.

Publicidade

Eu acredito que a maioria das pessoas continua não usando esse tipo de recurso por dois motivos. Primeiro, por preguiça e falta de conhecimento. Afinal, elas não sabem o que esse tipo de organização financeira pode proporcionar na vida delas.

O outro motivo é simplesmente por não usarem as ferramentas adequadas. Insistir no bloquinho de papel não é uma ideia produtiva. Utilizando esses aplicativos, como, por exemplo, o Mobills, você conseguirá registrar tudo de forma mais simples e em tempo real.

O Mobills é um aplicativo pago hoje em dia, e apesar de ser um dos melhores, você também poderá encontrar aplicativos muito bons e gratuitos para controlar melhor suas finanças. 

Publicidade

2- Gastos Fixos X Variáveis: O Que Você Precisa Anotar? 

Economizar Dinheiro

Assim que você instalar um bom aplicativo de controle financeiro, será necessário separar todos aqueles gastos fixos dos variáveis. Independentemente de quais sejam eles, esteja ciente de que o mais importante de tudo é que a soma dos dois gastos seja menor do que a sua renda líquida mensal. De preferência, bem menor.

Portanto, você deve separar em uma categoria do seu aplicativo todos os gastos fixos.  

  • Aluguel; 
  • Faculdade ou escola dos filhos; 
  • Conta de gás; 
  • De luz; 
  • De água; 
  • Internet. 

Por outro lado, você também precisa adicionar seus gastos variáveis. Por exemplo: 

Publicidade
  • Academia; 
  • Mensalidade do Netflix; 
  • Cinema; 
  • Refeições fora de casa; 
  • Shows; 
  • E todo tipo de lazer que você tem. 

E por que isso é tão importante? Porque você não tem como saber para onde o seu dinheiro está indo se você não tem esse controle. Às vezes, o problema não é o seu salário, e sim a desorganização. Com todos os dados em uma planilha, você conseguirá manter melhor esse equilíbrio e saber o que pode ser cortado.

Por exemplo, será que você realmente está indo à academia? E está usando o seu Netflix? Se você não estiver usando nenhum dos dois, pode ter uma economia mensal de aproximadamente R$150,00! 

3- Comece A Listar Coisas Das Quais Você Não Precisa Mais 

E já que falamos sobre isso acima, você também deve criar uma lista de coisas dispensáveis para economizar dinheiro. Alguns gastos devem ser prioridades e tidos como investimentos. Por exemplo, a mensalidade de uma faculdade. Ou até mesmo a mensalidade de uma academia, já que você precisa cuidar do seu corpo.

Publicidade

Muita gente acha que academia é um gasto supérfluo, quando na verdade não é. Afinal, você está investindo na sua própria saúde! Não significa que você não possa mais ter lazer. Pelo contrário, é importante para a saúde mental e física.

Mas, às vezes, precisamos colocar no papel quais são as nossas prioridades. É gostoso ir ao cinema. Mas, infelizmente, é algo caro no Brasil. Então, ao invés de gastar R$100 em uma única ida caso esteja acompanhado, por que não assinar um mês de Netflix e aproveitar o mês todo em casa?

Já pensou que você pode substituir alguns itens para gastar menos dinheiro? E se você quiser saber como economizar dinheiro de forma inteligente, fique de olho na segunda parte deste artigo! Se você gostou das dicas, aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar nas suas redes sociais!

Publicidade
Publicidade