Publicidade

Conta digital: conheça a desvantagem de ser cliente de um banco online

Assim como tem os benefícios de ser cliente deste tipo de conta digital, existem algumas desvantagens dos bancos digitais


Conta digital: conheça a desvantagem de ser cliente de um banco online
Publicidade

As facilidades tecnológicas impactaram a maneira como resolvemos nossas pendências financeiras. Você já imaginou abrir uma conta de banco e fazer movimentações nas suas finanças sem sair de casa? Essa é a realidade de muitas pessoas graças a conta digital. Quer saber mais. Abaixo outros detalhes preparados pelo Portal Economizando.

Mais informações sobre conta digital

Contas digitais são oferecidas por bancos online, classificados como instituições bancárias que apresentam uma diferença significativa em relação aos bancos tradicionais: eles funcionam prioritariamente de forma online — por meio de sites e aplicativos. Ou seja, não existe a necessidade de procurar uma agência física para realizar serviços.

Na verdade, muitos destes bancos nem sequer contam com agências físicas. Assim, até mesmo para abrir a conta o acesso se dá à distância. Para fazer isso, basta entrar no site ou aplicativo do banco e solicitar a abertura. A instituição deverá pedir que você envie fotos de seus documentos e uma imagem do seu rosto.

Publicidade

A partir daí, o cadastro é avaliado e você recebe a resposta em alguns dias. Quem tem a conta aprovada pode fazer transferências, pagamentos e depósitos pela internet. Já os saques são realizados utilizando a rede de caixas eletrônicos 24 horas.

Desvantagens dos bancos digitais

Apesar das diversas vantagens, nem tudo é perfeito. Assim como tem os benefícios de ser cliente deste tipo de conta digital, existem algumas desvantagens dos bancos digitais.

Dependência da tecnologia

As desvantagens dos bancos digitais, normalmente, têm a ver com o perfil dos usuários. Por exemplo, pessoas que não tenham afinidade com a tecnologia podem enfrentar dificuldades para utilizar suas contas nessas instituições.

Publicidade

Assim, a dependência da internet se transforma em uma desvantagem para esses clientes. E isso faz com que a maioria dos correntistas de bancos digitais sejam pessoas mais jovens — que estão acostumados com o universo Online. Entretanto, vale destacar que não é difícil aprender a utilizar um banco digital.

Falta de suporte presencial

Junto com a dependência da tecnologia, a ausência de suporte presencial é outro fator que causa insegurança em muitos consumidores. É comum que alguns deles tenham medo da possível dificuldade para resolver problemas com a equipe do banco.

Para aumentar a confiança, as instituições digitais investem na qualidade de seus chats online. Muitas também disponibilizam equipes para atender os consumidores por telefone.

Publicidade

E há também aquelas que apresentam algumas agências físicas em determinadas cidades, mas o suporte presencial não é, de fato, o forte dos bancos digitais.

Tamanho dos bancos

Bancos digitais costumam ser instituições novas e pequenas, com algumas exceções (como é o caso das plataformas digitais de grandes instituições). Isso se configura em um fator de risco para alguns consumidores — principalmente os mais conservadores, que estão acostumados com o relacionamento presencial nos grandes bancos tradicionais.

A insegurança em relação às instituições pequenas pode ser superada com alguns cuidados. O principal deles é verificar a situação financeira da empresa no site do bancodata. Checar opiniões sobre o banco na internet é outra estratégia para se preservar e ter mais segurança na escolha.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade