PORTAL ECONOMIZANDO

Como usar o cartão de crédito da forma correta, evitando prejuízos?

Cartão de crédito surgiu para facilitar a vida das pessoas, proporcionando segurança e praticidade durante as compras

Publicidade

Cartão de crédito surgiu para facilitar a vida das pessoas, proporcionando segurança e praticidade durante as compras, tanto de forma online como em lojas físicas. Mas cuidado!

Acontece, que como essa ele funciona como um empréstimo de dinheiro, onde o banco disponibiliza um valor de limite que pode ser usado no mês e em seguida o cliente deve pagar o que foi gasto, muitas pessoas acabam perdendo o controle do seu uso, criando prejuízos financeiros.

Para te ajudar, o Portal Economizando separou algumas dicas de como usar o cartão de crédito com segurança, evitando que o orçamento familiar seja prejudicado com os gastos desnecessários.

Publicidade

Como usar o cartão de crédito de forma correta?

Veja abaixo algumas dicas que separamos que vão te ajudar a controlar os gastos com o cartão de crédito, tendo acesso a esse serviço de modo seguro e sem prejudicar as contas no final do mês:

1) Seu limite deve ser até 25% da sua renda mensal

Esta é uma regra de ouro do controle de finanças com o cartão de crédito. Se você tem uma entrada mensal de dinheiro X, o limite do seu cartão deverá ser x/4, ou seja, ¼ da sua renda. Se você dedica uma parte maior para seu cartão de crédito, você compromete o restante da sua renda comprometendo também outros pagamentos essenciais como aluguel e contas básicas.

2) Guarde todas as notas fiscais

Muitas pessoas não pedem mais o cupom fiscal após a utilização do cartão de crédito. No entanto, não guarde um registro de todos seus gastos efetuados é um grande erro. Isso faz você perder todo o controle das suas finanças e de quanto sua fatura virá no final do mês. O ideal é sempre pedir o comprovante e ainda anotar a quantia gasta em um relatório pessoal.

Publicidade

3) Cuidado com o prazo!

Comprar a prazo com ajuda do cartão de crédito pode parecer um grande negócio mas na maioria das vezes não é. Quando se divide há juros que muitas vezes é você quem paga. Antes de dividir sua compra, pesquise bem o valor das parcelas, faça contas e analise se realmente vale comprar aquilo divide em tantas vezes. Ás vezes o que parece barato pode sair muito caro!

4) Escolha muito bem seu cartão de crédito

Há milhares de cartões de créditos sendo oferecidos no mercado e alguns deles oferecem ótimas condições, mas também exigem o pagamento de anuidades e outras tarifas absurdas! Então fique de olho no que o cartão de crédito oferece. Compare taxas e benefícios, converse com sua gerente sobre o cartão do seu banco (há condições especiais para correspondentes do banco). Pense e analise muito antes de pedir o seu cartão!

5) Atrasou a fatura do cartão? Cancele imediatamente!

Se você notar que a fatura do seu cartão de crédito está começando a vir muito além do que você pode pagar, não hesite duas vezes e cancele seu cartão imediatamente! Se você continuar usando um cartão que você não consegue mais pagar, você vai entrar em um buraco de divida infinita. Por isso, cuidado! Cancele, pague todas as faturas em atraso e só então solicite um novo cartão.

Publicidade

6) Não leve seu cartão na carteira

O cartão de crédito foi criado para compras grandes, que você precisa de tempo para avaliar e analisar. Se você anda sempre com seu cartão de crédito na carteira, você corre sérios riscos de fazer muitas compras por impulse no dia a dia e perder o controle das finanças. Guarde seu cartão na gaveta de casa e só o retire quando existir uma real necessidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Publicidade