Como economizar sua conta de luz com Energia Solar?

Como economizar sua conta de luz com Energia Solar?
Raquel

Energia Solar veio para suprir a necessidade do mundo quando o assunto é economia, preservação do meio ambiente e fornecimento de energia por meio de uma fonte limpa. E o Brasil é um dos países que vem mais investindo em Energia Solar, não só por possuir uma alta incidência de raios solares durante o ano, como atraindo cada vez mais adeptos a esse sistema graças a economia que ela proporciona.

E economizar com Energia Solar é o que gera a grande procura pelo sistema, onde as pessoas começaram a entender que existem formas mais limpas de ter energia dentro de casa, seja para o funcionamento de eletrônicos como o aquecimento de água por meio do aquecedor solar de água.

No final, a economia com o uso da Energia Solar pode ser de até 90%, e isso é sentida logo nos primeiros meses de uso, recuperando o investimento que foi feito para a instalação do sistema. Mas, quais são os principais tipos de Energia Solar? E porque ele pode gerar economia para você

Tipos de Energia Solar

Para entender melhor porque se pode economizar com a Energia Solar, é importante entender quais as duas formas ela pode ser encontrada no mercado:

– Energia Solar Fotovoltaica

Com a Energia Solar Fotovoltaica, a pessoa terá energia para o funcionamento de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e tudo que é gerado pela tradicional energia elétrica. Neste caso, são instalados painéis fotovoltaicos no local, onde é feita a captação dos raios solares, que são convertidos em eletricidade. Esse sistema pode gerar uma economia de 98%, e vem sendo bastante aplicado em residências onde o consumo de energia é muito alto, ou em regiões mais afastadas do Brasil, como fazendas etc.

– Energia Solar para aquecimento da água

A mais famosa quando o assunto é Energia Solar é o uso para aquecimento de água, o famoso aquecedor solar de água. Neste sistema de Energia Solar, a pessoa deixa de lado o chuveiro elétrico, que é um dos grandes vilões quando o assunto é consumo de energia, e uso a fonte do sol para aquecer a água.

Este tipo de Energia Solar é mais comum nas cidades, e pode ser instalado em qualquer residência, como até mesmo em apartamento, pontos comerciais e na indústria. Essa energia solar é profundamente eficiente, reduzindo até 80% do consumo de energia que seria utilizada para o aquecimento da água. Alemanha e Japão já fazem uso total da Energia Solar como aquecedor solar de água, e o Brasil está a cada ano crescendo neste setor com diversos investimentos.

Por que usar energia solar?

Mas, além da economia, por que usa a Energia Solar? Veja alguns motivos que separamos abaixo:

– Energia Solar é mais barata

O ponto principal para a instalação da Energia Solar é o seu custo, e isso é logo sentido no primeiro mês com a chegada da conta de luz. Seja para a Energia Solar fotovoltaica como o aquecedor solar de água, é possível economizar 80% do que era usado anteriormente, e é isso que vem atraindo cada vez mais clientes.

– Pouco investimento convertido em benefícios

A Energia Solar tem pouco investimento considerando os benefícios que ela gera. Inicialmente a pessoa pode achar que o valor gasto é alto, comparado a outros tipos de sistema. Mas, quando a conta de luz chega, ela percebe que esse investimento já é logo pago com a economia que a Energia Solar poderá gerar no ano.

– Energia Solar valoriza o imóvel

Imóveis que tem Energia Solar são mais valorizados do que aqueles que fazem uso da energia tradicional. Isso porque, o comprador entende que essa local está de acordo com o meio ambiente e conta com um sistema sustentável, econômico e com durabilidade para a vida toda.

Ou seja, imóveis com Energia Solar estão cada vez mais na lista de pessoas que buscam uma residência completa, e que entendem que hoje em dia o assunto economizar e contribuir com o planeta é parte fundamental para viver em uma sociedade melhor. Assim, tanto a implantação do aquecedor solar de água como da Energia Solar fotovoltaica faz a diferença quando o imóvel é vendido.

– Energia Solar tem baixo custo de manutenção

Recentemente vimos casos de pessoas que morrem graças ao uso errado ou falta de manutenção com o aquecedor a gás. Isso não é visto com o uso da Energia Solar. Com ela a pessoa terá um custo de manutenção bastante baixo, além de não gerar qualquer perigo para quem reside no local, pois a única fonte de energia é o sol.

O sistema não possui partes móveis e a chuva faz o papel de limpar os painéis, os reais gastos com manutenção são praticamente inexistentes. Portanto lembre-se: apesar de em dias chuvosos o sistema gerar menos energia, a chuva está limpando e ajudando o sistema a gerar mais nos dias ensolarados!

– Energia Solar gera economia para o Poder Público

Não é apenas para o particular que decide investir em energia solar que a economia acaba sendo certa. Para o Poder Público, os impactos nos gastos também são positivos. Com a difusão de sistemas fotovoltaicos, o governo poderá reduzir o investimento em longas linhas de transmissão, que representam uma parcela significativa do custo de energia que é cobrado atualmente aos consumidores de energia.

Comparado ao uso da energia solar em outros países, o Brasil ainda possui um consumo incipiente. No entanto, esse cenário tende a mudar. Além da regulamentação já apresentar mudanças e fomentar o incentivo, as recentes crises de energia demonstram que é necessário apostar em novas alternativas.

Ou seja, a Energia Solar deve ser um item importante em qualquer espaço, seja em residências menores como em grandes indústrias. Isso porque os ganhos são enormes, deixando feliz não só o bolso no final do mês como o meio ambiente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários