PORTAL ECONOMIZANDO

Bolsa de Valores Hoje: Saiba tudo sobre a Bolsa

Na segunda-feira, 10/05 a Bovespa fecha em queda, com a pontuação abaixo de 122 pontos.

Publicidade

A Bolsa de valores brasileira tem queda e o mercado financeiro vai a loucuras. Grande parte das pessoas veem todo dia no jornal a Bovespa teve queda ou alta. Na segunda-feira, dia 10/05 a B3 teve uma leve queda, que segundo a Bovespa, sua pontuação abaixou de 122 pontos.  Mas você sabe como realmente funciona o mercado de ações? Sabe como investir? A importância de investir? Se a maioria das respostas for não vale a pena continuar neste artigo. 

O que é Bolsa de Valores? 

A bolsa de valores é um local onde se negocia ações, sim eu sei que você deve estar imaginando um lugar onde uma pessoa oferece sua ação e as outras pessoas ficam em volta dando seus lances.   Mas calma, a um tempo atrás a negociação ocorria assim mesmo, o mercado de ações surgiu dessa forma, com a expansão comercial. A primeira Bolsa de valores surgiu em 1487, na Bélgica, em um tempo logo após a primeira, surgiu a segunda Bolsa, que se tornou a oficial, também na Bélgica. 

A primeira Bolsa trabalhava com a negociação de empréstimos. Com o decorrer dos anos os modelos foram mudando, até chegar ao modelo que temos nos dias atuais.  Atualmente, a negociação da Bolsa de Valores brasileira tem um modelo bem diferente do que antigamente, com a evolução da tecnologia.  

Publicidade

Sendo assim, a B3 Brasil. Bolsa. Balcão é a bolsa de valores atuante no Brasil, localizada em São Paulo, atua com as negociações de ativos totalmente por plataformas, com uma alta tecnologia. 

Porque devo investir? 

Muitas pessoas, principalmente no Brasil não tem um costume de realizar investimentos. A grande parte da população deixa o dinheiro na poupança, que também é uma forma de investimento, porém com um baixo retorno. 

Atualmente, o número de pessoas investindo tem aumentado, principalmente quando falamos em pessoas físicas e mulheres.  O ato de investir, é um meio para você aplicar aquele dinheiro que você não quer gastar, ou até mesmo deseja guardar para adquirir algum bem no futuro. 

Publicidade

Sendo assim, o investimento é o ato de você emprestar aquele seu dinheiro que está guardado para uma pessoa que deseja gastá-lo no presente e no futuro ele paga aquele dinheiro que você emprestou mais uma quantia por ter emprestado tal dinheiro.  Desse modo, se você quiser render aquele dinheiro que está ali na sua poupança e ter um maior retorno, vale a pena investir. 

Como faço para investir na Bolsa de valores? 

Inicialmente, é necessário abrir uma conta em uma corretora e transferir o dinheiro que deseja investir para a conta.  É importante ressaltar, que todo e qualquer tipo de investimento tem risco de perda. Ainda, é válido levar em conta que para fazer o investimento você terá custos. 

Em relação a custos é necessário levar em conta a taxa de corretagem, custódia e outras taxas dependendo do ativo que deseja realizar o investimento.  Em segundo plano, é necessário ressaltar que para começar investir na bolsa de valores, você não precisa de muito dinheiro, nem mesmo ser rico como muitos dizem, pois algumas ações podem valer até centavos. 

Publicidade

Como saber qual o melhor investimento? 

A maior dúvida das pessoas se encontra exatamente aqui, tem corretora, tem o dinheiro, está disposto a investir, mas tem dúvida de qual o melhor investimento.  O importante é saber qual o seu perfil de investidor, você é uma pessoa mais conservadora, moderado ou arrojado? Qual o seu objetivo com isso, quer comprar um carro? Está disposto a adquirir o bem em um curto prazo ou longo? Quanto tenho para começar? Já fez sua reserva de emergência? 

A partir disso, com todas as perguntas respondidas, vale a pena estudar e buscar qual o melhor tipo de investimento que cabe ao seu perfil, e aos seus objetivos.  Ainda, é importante ter ciência de que quanto maior o retorno, maior será o risco do investimento. 

Conclusão 

Desse modo, foi visto que a bolsa de valores pode te trazer bons retornos, e o melhor você não precisa de muito para investir, apenas uma conta em uma corretora. Além disso, é necessário saber todos os seus objetivos e perfil, se está disposto a correr mais risco ou não para obter um maior retorno. 

Publicidade

Não só, como também conhecer os investimentos que são mais adequados aos seus objetivos.  Sendo assim, é de suma importância que antes que realizar qualquer investimento faça uma boa analise e um estudo bem estruturado.  Caso necessário, o mercado financeiro é repleto de profissionais bem preparados, que tem muitos conhecimentos sobre o assunto, dispostos a auxiliar quem deseja entrar no mercado. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Publicidade