Banco digital: quais as vantagens e como abrir uma conta online?

Banco digital: quais as vantagens e como abrir uma conta online?
Raquel

Abrir uma conta corrente sempre foi bastante burocrático, mas o surgimento do banco digital isso mudou e agora, mesmo com o nome negativado, é possível ter acesso a uma conta online.

O banco digital ganhou força no Brasil em 2013 com o surgimento da Nubank, que percebendo que os clientes estavam cansados da forma como eram tratados pelos bancos tradicionais, começou a oferecer um serviço diferenciado.

Mas, quais as vantagens desse sistema? E como você pode abrir uma conta num banco digital? É isso que o Portal Economizando traz, com mais detalhes abaixo.

Conheça o banco digital

O banco digital é uma instituição bancária regulamentada pelo Banco Central e protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ao contrário do modelo tradicional, os bancos digitais não possuem agências físicas. Todo o processo de abertura de conta, incluindo transações e serviços, é feito virtualmente através do aplicativo. Para evitar custos, este modelo de conta corrente é a melhor escolha.

Existem muitas opções hoje, você só precisa escolher a que melhor se adapta à sua situação e precisa abrir uma conta. O sucesso do cliente é tão grande que até os bancos tradicionais estão se adaptando e fornecendo contas digitais gratuitamente. Um bom exemplo é o Banco Santander, que oferece taxa de juros zero e 4 saques por mês.

Vantagens dos bancos digitais

Suporte de rede

As pessoas não precisam mais entrar em agências lotadas e fazer fila por horas para fazer perguntas sobre suas contas bancárias ou solicitar serviços financeiros. Ou seja, essas operações podem ser realizadas por meio de aplicativos e plataformas online. Dessa forma, o banco digital mantém atendimento via chat em horário comercial para que qualquer pessoa possa tirar suas dúvidas.

Isenção de taxa

Os bancos digitais entram no mercado com uma característica específica: não possuem agências físicas. Portanto, essas agências economizam de diferentes maneiras, como aluguel de agência, contas de luz, contas de água e salários de funcionários. Portanto, eles podem dispensar taxas anuais e taxas de transferência eletrônica (DOC e TED), saques e depósitos gratuitos para seus clientes.

Praticidade e baixa burocracia

Normalmente, para abrir conta em um banco tradicional é preciso levar diversos documentos a uma agência. Dentre eles, o RG, comprovante de residência e às vezes até telefone de algum conhecido. Contudo, os bancos digitais agilizam bastante essa etapa.

5 melhores bancos digitais para você abrir conta

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as vantagens desse sistema, chegou a hora de conhecer os melhores bancos digitais no Brasil. Separamos uma lista com os 5 nomes mais conhecidos.

Neon

Neon é um banco digital que oferece uma conta gratuita com um simples registro e cartão de crédito, sem anuidade. As transferências para outros bancos ou comprovantes de depósito bancário não cobram nenhuma taxa e os saques gratuitos são permitidos uma vez por mês. No entanto, o último limite pode ser adicionado para fornecer três saques adicionais para pessoas que usam cartões de crédito com frequência.

Inter

Como um dos bancos digitais mais antigos do Brasil, o Banco Inter também é um dos bancos digitais que mais atraem clientes no país. O Inter oferece uma conta digital sem taxas de manutenção e também permite saques e transferências TED sem taxas adicionais.

Next

O Next é um banco digital, criado em 2017 pelo Bradesco, um dos maiores bancos do Brasil. A ideia do Next é oferecer uma conta gratuita com a mesma flexibilidade dos bancos digitais e apoiada por grandes bancos como o Bradesco.

C6 Bank

O C6 se diferencia dos demais bancos digitais por oferecer uma gama ampla de serviços financeiros. O C6 não cobra tarifas na conta digital nem anuidade nos cartões de crédito e débito que oferece (cartões sujeitos a análise de crédito). A conta corrente digital permite saques, TEDs e transferências sem taxas, além de oferecer um programa de pontos próprio, que pode ser usado para resgatar produtos e passagens aéreas.

Nubank

O Nubank já é tão popular no Brasil que dispensa apresentações. Apesar de ter começado apenas oferecendo um cartão de crédito sem tarifas, sua marca já quase virou sinônimo de banco digital no Brasil depois de ter começado a oferecer a função débito com a NuConta.

A conta digital do Nubank oferece transferências gratuitas para outros bancos e o dinheiro rende atrelado ao CDI. A grande desvantagem é não oferecer saques gratuitos por mês, sendo cobrados a cada retirada na rede de Bancos 24H.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários