6 Dicas de como economizar dinheiro em 2022

6 Dicas de como economizar dinheiro em 2022
Raquel

Economizar dinheiro em 2022 vem sendo o planejamento de muitas pessoas que sofreram devido a pandemia do coronavírus com a baixa da economia, onde qualquer poupança guardada precisou ser usada nesse momento de tensão financeira.

Acontece que nem todo mundo saber como fazer isso, ainda mais quando dívidas com cartão de crédito, pagamento de contas, financiamentos, empréstimos etc. tomam conta do orçamento familiar. Por isso, separamos algumas dicas de como economizar dinheiro em 2021, onde será possível usar essa reserva de dinheiro para uma emergência ou uso próprio.

6 dicas de como economizar dinheiro em 2022

Chega de passa aperto em mais um ano. Separamos abaixo como economizar dinheiro neste próximo ano, favorecendo o orçamento familiar, evitando que você precise recorrer a empréstimo com juros altos ou arriscando no uso do cartão de crédito:

1.Anote tudo que é gasto

Sabe aquele cardeninho que a sua mãe usava para anotar o que gastava no mês? Bem, ela ainda continua sendo bastante útil hoje em dia, ainda mais na hora de economizar em 2022. Portanto, a primeira dica é anotar tudo que você gasta no dia a dia, desde uma planilha no computador ou no próprio bloco de notas do celular.

Não esqueça nenhum detalhe, como o que foi gasto no mercado, aquela comprinha simples no shopping, custos com combustível ou transporte, pagamento diversos de contas etc. Tudo isso fará a diferença na hora de controlar o dinheiro no mês, sabendo o que poderá ser poupado etc.

2.Compre apenas o necessário

Sabe aquela compra que a gente faz no impulso e depois quando chega em casa percebe que não tinha necessidade? Bem, todos nós já passamos por isso e esse ano é um momento de rever essas atitudes, economizando em 2022. Portanto, compre apenas aquilo que realmente é necessário para o seu dia a dia, evitando parcelamentos grandes de produtos sem pouca urgência no momento. Ter esse controle é essencial para manter as dívidas longe.

3.Dia “Zero”

Escolha um dia da semana para ser seu dia zero gastos. Isso inclui não abrir a carteira para nenhum compra, sendo ela essencial ou não. Isso significa economia garantida, porque você vai começar a perceber que alguns gastos que antes era exagerado, podem ser evitados.

Para que dê certo esse método de economizar em 2022, organize no calendário um dia por semana e cumpra essa meta, cumprindo cada detalhe. Muitas pessoas preferem o começo da semana. Mas isso vai variar da sua necessidade diária de gastos.

4.Pague tudo em dia

Quantos mais você paga uma conta atrasada, mas juros terá no próximo mês e isso atrapalha em muito o orçamento familiar, sendo um dos grandes vilões. Assim, coloque todas as suas contas fixas para o dia seguinte do seu pagamento, pois, além de evitar atrasos, você consegue observar o que sobra para as demais despesas. No caso do cartão de crédito, quando você não paga em dia, acaba entrando no rotativo e isso é um perigo, que pode levar a uma bola de neve de pagamento e consequentemente um endividamento das contas.

5.Evite gastar com saídas desnecessárias

Sair é muito bom, ainda mais agora depois de quase dois anos de pandemia. Entretanto, você pode cair em uma armadilha, pois nessa ansiedade de curtir a vida, pode gastar sem necessidade. Assim, nesta dica de economizar em 2022, saia de casa para ir a restaurantes, bares, shopping poucas vezes ao mês, sempre optando por chamar os amigos em casa, onde os gastos vão ser menores e até mais divertido.

6.Leve almoço para o trabalho

Comer fora todos os dias sai muito caro e nem todo mundo recebe vale refeição, que é um dinheiro próprio para isso. Levar comida de casa muitas vezes é uma alternativa saudável para o seu corpo e para o seu bolso. Além disso, quando você come comida caseira, feita com os ingredientes caseiros, consegue manter uma saúde melhor e até manter aquela dieta que tanto sonha, mas que as vezes não consegue por conta das guloseimas oferecidas na rua.

São dicas como essa de como economizar dinheiro em 2022 que vão te ajudar a controlar ações desnecessárias que vem prejudicando o bolso no final do mês. Lembre-se que cada uma delas é importante para que a sua vida financeira se mantenha em dia.

Além disso, esse dinheiro que não foi desperdiçado pode ser usado em benefício próprio, como a compra de um bem, ser usado em uma viagem ou para realizar um sonho de consumo que você tenha, mas que está difícil de conseguir por não conseguir economizar dinheiro em 2022.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

Sem comentários